Um olhar sobre a história do SaaS

Agosto 10, 2009

Um olhar sobre a história do SaaS

No final de 90, quando o NetDocuments foi fundado, éramos um dos primeiros do mundo SaaS empresas e desde então testemunharam em primeira mão a evolução do mercado de SaaS. Recentemente, Service-Now.com lançou um white paper intitulado "Uma breve história do SaaS", e eu o achei muito preciso e informativo.

O white paper começa discutindo onde o software tradicional em caixa é insuficiente e como isso criou a necessidade de SaaS:

"As organizações logo descobrem que, embora o software tradicional possa ser personalizado, isso geralmente leva ao bloqueio de versão e à incapacidade de preservar as alterações por meio de uma atualização. Upgrades simples tornam-se caros e o software encolhido não consegue suportar de forma realista as necessidades específicas de empresa moderna de hoje. "

Neste depoimento do novo cliente da NetDocuments, Ward e Smith PA, seu CIO, Chris Romano, expressa o mesmo sentimento quando seu escritório de advocacia se deparou com a tarefa de uma atualização de software cara.

A próxima etapa para entender a história do SaaS é entender a diferença entre ASPs (Provedores de Serviços de Aplicativos) e as verdadeiras ofertas de SaaS. No final dos anos 90, durante a bolha tecnológica, os ASPs estavam se tornando muito populares, mas, no final das contas, o modelo ASP falhou:

"Os ASPs [eram] corretores de software legado que as empresas não queriam possuir ou gerenciar. Cada ASP seria responsável por comprar e manter o software cliente / servidor e disponibilizá-lo aos clientes em centros de dados pertencentes e operados pela ASPs ... [mas] devido às limitações inerentes ao software tradicional, os ASPs eventualmente falharam. "

Com o declínio dos ASPs, surgiu uma nova maneira de fornecer software: o SaaS. Nos últimos 10 anos, vimos o mercado de produtos SaaS crescer a uma taxa cada vez maior e esperamos que o crescimento do SaaS continue. Com esse crescimento, muitas empresas de software legado estão tentando moldar seus produtos existentes em ofertas de SaaS. Esse problema é tratado com precisão em "Uma breve história do SaaS:"

"Os fornecedores de software tradicionais têm inúmeras barreiras para entrar no mercado de SaaS. A tecnologia antiga não pode se transformar em SaaS. Um aplicativo SaaS precisa ser construído do zero usando tecnologias modernas da Web. Os fornecedores legados também precisam lidar com desafios organizacionais que incluem a conversão para uma assinatura modelo de licença, retreinamento de vendas e preenchimento de uma nova compensação, interrupções nos fluxos de receita e avaliações de ações e conversão de clientes que estão usando a tecnologia antiga. "

Embora a história do SaaS seja relativamente curta, ele teve um impacto significativo na computação na última década e acreditamos que tem um papel muito importante em continuar a definir como a computação é feita agora e também na próxima década.