Analisando as 10 tecnologias estratégicas de 2010 da Gartner

Dezembro 2, 2009

Analisando as 10 tecnologias estratégicas de 2010 da Gartner

Todo ano Gartner, Inc. identifica as 10 tecnologias estratégicas para o próximo ano. Lançou a 2010 edição em outubro e achei os resultados muito interessantes.

Para que o Gartner considere uma tecnologia, uma "tecnologia estratégica", ela deve ter o "potencial de impacto significativo na empresa nos próximos três anos. Fatores que denotam impacto significativo incluem um alto potencial de interrupção da TI ou do negócio, a necessidade para um grande investimento em dólares, ou o risco de atrasar a adoção. "

A tecnologia número um na lista 2010 é aquela da qual nós, da NetDocuments, estamos muito próximos e temos feito nos últimos 10 anos - ou seja, a "computação em nuvem".

“A computação em nuvem é um estilo de computação que caracteriza um modelo no qual os provedores fornecem uma variedade de recursos habilitados para TI aos consumidores. Os serviços baseados em nuvem podem ser explorados de várias maneiras para desenvolver um aplicativo ou solução. não elimina os custos das soluções de TI, mas reorganiza alguns e reduz outros. " - Gartner

Listadas abaixo estão as outras nove tecnologias estratégicas para 2010:

• Análise Avançada
  • Computação Cliente
  • TI para Verde
  • Remodelando o Data Center
  • Computação Social
  • Segurança - Monitoramento de Atividades
  • Memória flash
  • Virtualização para Disponibilidade
  • Aplicações Móveis

Foi interessante notar que muitas das tecnologias mencionadas estão de alguma forma relacionadas à computação em nuvem ou SaaS. Isso inclui "TI para o verde", "Remodelando o data center" e "Aplicativos móveis". Vou destacar cada um deles abaixo, bem como "Computação Social", pois se tornou ainda mais relevante para a empresa com Salesforce.com's anúncio de Tagarelice.

TI para Verde

Existem muitas maneiras de mudar para um local de trabalho mais ecológico. Na última década, as empresas fizeram isso mudando-se para um escritório com menos papel, com a ajuda de scanners e sistemas de gerenciamento de documentos para reduzir o desperdício de papel. A próxima etapa para essas empresas é reduzir o desperdício de energia, livrando-se de seus servidores e migrando para o SaaS e a nuvem.

Remodelando o Data Center

O Gartner fala sobre esse ponto em termos de princípios de design e menciona como uma abordagem de design de data center baseado em pod pode economizar espaço e é mais eficiente. Proponho dar um passo adiante, sugerindo que uma abordagem de design baseado em nuvem pode economizar ainda mais espaço e é ainda mais eficiente. Isso ocorre porque grande parte do data center pode ser eliminado com o uso de SaaS e armazenamento de dados na nuvem.

Aplicações Móveis

Este realmente me surpreendeu. Não porque entrou na lista, mas porque não estava no topo da lista. O Gartner afirma que até o final de 2010, 1.2 bilhões de pessoas estarão usando dispositivos móveis capazes de executar aplicativos da web avançados. Muitos fornecedores de software já lançaram aplicativos para iPhone e sistema operacional Android que fornecem funcionalidade rica em qualquer lugar do mundo, e empresas de computação em nuvem como nós e a Salesforce.com permitem que os usuários acessem todo o seu DMS ou CRM diretamente do dispositivo móvel.

Computação Social

A mídia social certamente está no radar de todos com a popularidade do Twitter e de outras redes sociais, e esse ponto ficou mais claro na Dreamforce 09 quando a Salesforce.com anunciou seu novo recurso Chatter. O Chatter, que é conhecido como o "Facebook para a empresa", traz as redes sociais para a empresa. Para saber mais sobre o Chatter e a computação social para empresas, leia o recente blog de Marc Duncan intitulado, "Dreamforce oferece um vislumbre do futuro do SaaS e da mídia social."