Continuação ... Vencendo a batalha antes que ela comece: 5 segredos para um lançamento de tecnologia bem-sucedido

Junho 18, 2014

Etapa 2: Comunicação

Esta é a segunda parte de nossa série de cinco partes sobre como implementar com sucesso a tecnologia em sua empresa. Veja a postagem abaixo para a Etapa 1: Planejamento.

Agora que seu planejamento está concluído, o escopo e as ramificações foram compreendidos, a equipe está montada e existem marcos claros e diretrizes de relatório, é hora de informar o resto da empresa. O meio e as mensagens de toda a empresa definirão a atitude em relação à mudança, bem como a cadência e amplitude da adoção do usuário.

Buy-in de cima para baixo - Embora muitas decisões de tecnologia possam começar em TI ou em um comitê de tecnologia, é vital ter adesão de todos os executivos de nível C. Ter uma iniciativa defendida pelos líderes da empresa irá garantir a tração e o conhecimento de que a empresa está comprometida com a mudança e é uma prioridade mover a empresa na direção certa.

Evite o boato - O pior cenário é se indivíduos em toda a empresa descobrirem sobre a mudança de tecnologia por meio de um boato de refrigerador de água. Isso significa que os esforços iniciais de comunicação devem começar no momento em que a decisão é tomada e o planejamento começa.

Marketing Interno - Da mesma forma que uma empresa posiciona e comercializa sua marca e serviço para clientes em potencial, a mudança de tecnologia deve ser marcada e comercializada internamente com o objetivo de vender a mudança entre departamentos e escritórios. Algumas empresas até optam por contratar agências de marketing para lançar uma campanha completa, completa com uma estratégia, um plano, mensagens e conteúdo físico e digital para educar e promover a transição.

Não existe tal coisa como TMI - Ao mudar de tecnologia e alterar a forma como as pessoas trabalham no dia a dia, não existe informação demais. O nível de surpresa, choque e desconforto ao implementar a tecnologia é uma função direta de quanta informação é disseminada pela empresa no início do processo. Informações e educação sobre como o trabalho diário das pessoas será alterado para melhor devem estar no centro da mensagem.

Crie um grupo de usuários avançados - Com organizações maiores, pode ser importante formar um grupo de usuários avançados que trabalhe em estreita colaboração com a equipe do projeto e consista em indivíduos provenientes de departamentos ou áreas funcionais. Esses usuários avançados ajudarão a facilitar a disseminação de informações e responder a perguntas em toda a empresa e fora da equipe principal do projeto.

Em resumo, os benefícios e mudanças decorrentes da mudança tecnológica precisam ser comunicados de forma clara e no início do processo a cada indivíduo da empresa. Gere um sentimento de empolgação e expectativa ao focar nas mudanças positivas, e faça isso por meio de iniciativas de marketing interno e com a ajuda de uma força-tarefa especial de usuários avançados com um nível mais profundo de treinamento e compreensão. Isso cria um ambiente onde as pessoas em toda a empresa têm vários lugares e pessoas a quem recorrer em busca de respostas.

Dê uma olhada neste breve artigo sobre como o Koley Jessen PC, LLO moveu com sucesso seu gerenciamento de documentos para a nuvem e por que isso foi um sucesso. Leia AQUI

Se você perdeu a Etapa 1: planejamento, pode alcançá-lo AQUI. A próxima postagem desta série será na Etapa 3: Teste