Tecnologia legal no Reino Unido: perguntas e respostas com a planta de Jason

Julho 13, 2010

Tecnologia legal no Reino Unido: perguntas e respostas com a planta de Jason

Esta semana, discuti as tendências atuais na tecnologia jurídica do Reino Unido com Jason Plant, que é gerente de TI em um grande escritório de advocacia do Reino Unido e também escreve um popular blog de tecnologia jurídica intitulado Nenhuma opção para escritório de advocacia!.

Q: Obrigado pelo seu tempo e por compartilhar seu conhecimento conosco Jason. Em primeiro lugar, quais são as tendências atuais mais importantes em tecnologia jurídica no Reino Unido?

UMA: eu postei no meu blog o que eu pensei serem as 5 tecnologias legais principais em 2010 no início do ano. Eu os mantenho, embora provavelmente os reordenasse um pouco para dar o seguinte como os três primeiros.

Acho que o Office 2010 e o Windows 7 serão grandes porque muitas empresas do Reino Unido permaneceram com o Windows XP e o Office 2003. Não é a tendência mais importante em termos de mudança na cara da TI jurídica, mas uma mudança crucial.

As maiores novas tendências, eu diria, são as mensagens móveis e instantâneas, em vez de qualquer aplicativo jurídico específico de TI. Acho que o Legal está finalmente se juntando ao mainstream da tecnologia e acho que essas duas áreas são ideais para advogados.

Será divertido observar como os três itens que você mencionou funcionam juntos, especificamente com os aplicativos da web do Office 2010 permitindo mais mobilidade para os advogados.

Q: Os escritórios de advocacia do Reino Unido têm necessidades de tecnologia diferentes das americanas? Se sim, de que maneiras?

UMA: Acho que não, acho que as necessidades são praticamente as mesmas, os EUA parecem ter mais advogados interessados em tecnologia (talvez mais confortáveis com ela também?) E talvez a adotem mais rápido. Existem também algumas tecnologias que podem ser mais amplamente utilizadas nos Estados Unidos devido a requisitos legais, natureza do trabalho ou cultura (por exemplo, eDiscovery, suspeito que seja mais amplamente utilizada nos Estados Unidos).

Q: Como o Patriot Act afeta a adoção do SaaS pelos escritórios de advocacia do Reino Unido? O que os provedores de SaaS dos EUA podem fazer para obter aceitação no Reino Unido?

UMA: Os provedores dos EUA precisarão entender mais os requisitos legais das empresas do Reino Unido e de seus clientes e, em seguida, ajudar a atender a esses requisitos.

Nós, da NetDocuments, concordamos que as empresas do Reino Unido devem ter hospedagem no Reino Unido, e é por isso que planejamos implementar um data center baseado no Reino Unido ainda este ano.

Q: Gosto de dizer às pessoas que o SaaS nivelou o campo de atuação da tecnologia entre pequenas e grandes empresas. Trabalhando com direito geral, você concorda com esta afirmação?

UMA: Difícil isso. Do ponto de vista dos negócios, não vejo isso fazendo muita diferença. Certamente, para uma pequena empresa, reduz o custo de implementação de serviços, mas as economias de escala provavelmente ajudam as grandes empresas a manter os custos baixos também.

No entanto, para as pequenas empresas, isso provavelmente lhes dá acesso a tecnologias às quais não teriam acesso anteriormente. Nesse sentido, isso nivela o campo de jogo da disponibilidade de tecnologia para os advogados. Se eles podem usar essa tecnologia para obter mais clientes, cobrar mais ou reduzir custos por meio de mudanças nos processos de negócios, é outra questão!

Análise muito boa.

Q: Se você abrisse um escritório de advocacia do zero, com quais tecnologias começaria?

UMA: Eu seria chato e olharia para o básico e garantiria que fosse o mais fácil possível, Apple App Store fácil! Isso seria produção de documentos, aplicativos de finanças e comunicações. Garantir que os advogados possam produzir e receber documentos com facilidade e, em seguida, armazená-los em um arquivo eletrônico organizado com facilidade. Comunique-se de qualquer lugar com facilidade e seja contatado facilmente com a ferramenta mais adequada (ou seja, tente reduzir o volume de e-mail!). Em seguida, sustentar toda a organização com um sistema financeiro que pode fazer o operacional e fornecer informações para o estratégico.

Entenda esses princípios básicos e você terá mais tempo para os advogados gastarem trazendo o dinheiro e entender onde se concentrar para conseguir esse dinheiro! Ah, e não, acho que não existe nenhum fornecedor (legal ou não) que tenha todos os itens mencionados acima ainda!

Q: Em uma nota mais leve, qual é o seu time de futebol (britânico) favorito?

UMA: Sou fã do Manchester United e fui detentor de ingressos para a temporada por muitos anos em Old Trafford até 2005. Desde então, juntei-me a 2000 + outros fãs do Manchester United e formei nosso próprio clube de futebol, o FC United de Manchester, que atualmente joga seu futebol na divisão Premier League do Norte.

Uau! Muito legal. Morei três anos na Inglaterra e aposto no Chelsea!

Q: Você perdoou o goleiro inglês por ter feito aquela defesa contra os EUA na Copa do Mundo?

UMA: Sim, claro. Achei que o jogo contra os Estados Unidos ia ser difícil, já que muitos dos Estados Unidos jogam na Inglaterra e, portanto, entendo como os times ingleses jogam, não fiquei muito surpreso com o resultado. Agora, perdoar o árbitro pelo gol que nunca foi contra a Alemanha é uma questão diferente …….

É por isso que sou um defensor do replay instantâneo.

Gostaria de agradecer a Jason Plant por seu tempo e por compartilhar conosco o conhecimento que adquiriu com sua vasta experiência em lidar com tecnologia jurídica.