Perguntas e respostas com o avô do gerenciamento de documentos - parte II

Outubro 13, 2010

Perguntas e respostas com o avô do gerenciamento de documentos - parte II

Anteriormente, postamos a parte I dessas perguntas e respostas de duas partes com o veterano de tecnologia jurídica Tom Lee, onde discutimos a história e o futuro do gerenciamento de documentos e ele acabou brincando que eu estava lhe dando muitas perguntas difíceis. Então, na parte II, aliviei um pouco as coisas, mas ainda consegui escapar de algumas perguntas difíceis.

P: Ok Tom, um pouco de alívio agora, qual time de futebol você torce?

Tom: CHELSEA FC - Tenho sido um Chelsea fã desde os oito anos.

Meu avô, meu pai e vários de meus tios frequentavam Upton Park para assistir aos jogos em casa no West Ham United. Isso foi nos dias agitados de Geoff Hurst, Johnny Sissons, Martin Peters e, claro, do grande Bobby Moore. Pensando bem, quase todos na minha família apoiavam o West Ham United, já que a maioria vivia a uma curta distância do solo.

O primeiro jogo que me lembro de ter visto foi West Ham x Burnley, do qual não gostei muito. No entanto, o segundo foi West Ham v Chelsea e aí, o bichinho! Nunca fui um torcedor regular, ou seja, assistia a todos os jogos, era mais um seguidor porque às 3.00 da tarde, todos os sábados, eu também estava jogando.

Acredite ou não, ainda jogo um pouco no Marbella Vets e tenho muito orgulho de dizer que ainda sou um dos jogadores mais jovens. Embora, hoje em dia, demore cerca de quinze minutos para me aquecer, toco cerca de vinte minutos, meus joelhos cedem e vou direto para o chuveiro!

P: Como as empresas do Reino Unido reagiram à ideia de SaaS e computação em nuvem?

Tom: Se você tivesse me feito essa pergunta há apenas dezoito meses, minha resposta teria sido radicalmente diferente. No entanto, com o advento do backbone 21 CN da BT, dando muito mais largura de banda e QoS aos negócios, isso sem dúvida aumentou a aceitação do software fornecido para o desktop como um serviço.

Acho que as empresas do Reino Unido estão começando a adotar o modelo SaaS por uma série de boas razões. Em primeiro lugar, durante o ano passado ou assim, testemunhamos empresas menores de uma infinidade de setores adotando o modelo de nuvem. Na verdade, temos vários clientes que estão totalmente na nuvem, ou seja, eles nem mesmo têm um servidor de rede! Todo o software é entregue como um serviço de dentro da nuvem. Também posso incluir minha empresa, Quintec International onde executamos nosso software de CRM, Contabilidade, Gestão de Documentos, Email, Telefonia e Registro de Horas, tudo na nuvem!

Mais recentemente, a adoção de SaaS para empresas maiores tem sido fenomenal em comparação com apenas um ano atrás, quando a adoção só poderia ser descrita como lenta! Posso dizer honestamente que só testemunhei uma dessas transformações radicais em TI que se compara à mudança para o SaaS. Isso foi nos anos 1978 / 9, quando quase todas as empresas mudaram do ambiente de mainframe para o processamento distributivo semi-inteligente, adotando a linha WANG de minicomputadores, entre outros! Acho que estamos testemunhando um evento semelhante aqui - é uma migração em massa, e assim como os eventos do final dos anos setenta, definitivamente um para os livros de história!

Claro, as pessoas lá fora esperariam que eu dissesse que a nuvem é a melhor coisa desde o pão fatiado, já que estou no negócio de fornecer serviços e software baseados na nuvem! OK, meus comentários podem angariar alguns negócios, mas acho que não! Isso é muito mais abrangente do que isso, não conheço um único Diretor de TI ou Chefe de TI que não esteja planejando uma mudança para a nuvem de alguma forma ou forma no próximo ano!

Ainda posso ver grandes empresas mantendo alguns de seus sistemas de back-office legados, como contabilidade, gerenciamento de práticas e você poderia adicionar recursos humanos a isso nos próximos anos, mas para o processamento de front-end em que seus usuários têm que trabalhar em uma infinidade ambientes, há uso de CRM, gerenciamento de documentos, produção e manipulação de documentos parecem estar se movendo mais rápido do que eu esperava.

Devo acrescentar neste momento que há uma grande redução no custo de propriedade para os adotantes de SaaS. Recentemente, realizamos análises em várias grandes empresas, onde reduzimos pela metade o custo de propriedade em relação ao software convencional. Essa economia é reduzida ainda mais quando você inclui o custo da recuperação de desastres e do backup online; as economias adicionais nesta área são consideráveis!

P: Se você abrisse um escritório de advocacia hoje, com qual tecnologia começaria?

Tom: Simplificando, eu nunca abriria um escritório de advocacia! Muito complicado para mim!

Começamos nossa empresa com a ideia de que nunca teremos um servidor de rede. A Quintec International está agora totalmente na nuvem e eu não faria de outra forma. Devo confessar que no dia em que mudamos para nosso novo escritório, há pouco mais de um ano, eu ainda estava um pouco cético porque havia usado a tecnologia cliente / servidor por tanto tempo e confiava nela, estava confortável!

Depois de um ano, posso dizer que não tive nenhum tempo de inatividade e os serviços prestados pela internet são rápidos, intuitivos e posso trabalhar de qualquer lugar do mundo e, acredite, me encontrei em alguns locais. Eu até trabalho da minha casa na Espanha no alto das montanhas, onde o serviço de internet é notoriamente ruim. Eu também trabalho em meus documentos no trem para Londres no meu iPhone, então não tenho que carregar um laptop pesado pela cidade.

Além disso, se nosso pessoal está recomendando nossos produtos de software aos clientes, com certeza eles próprios precisam usá-los ... não é?

Portanto, minha resposta à sua pergunta, se eu abrisse um escritório de advocacia, que tecnologia usaria? Eu teria que dizer Software as a Service entregue na nuvem.

Danny: Gostaria de agradecer a Tom pela discussão perspicaz e excelente.