Pesquisa mostra benefícios ecológicos da computação em nuvem

Novembro 8, 2010

Pesquisa mostra benefícios ecológicos da computação em nuvem

Debate verde: nuvem vs. local

A nuvem realmente torna as empresas mais eficientes em termos de energia? Recentemente estudo lançado feito pela Accenture e Consultores ambientais WSP corajosamente declara que sim.

O estudo afirma que "as empresas que optam por executar aplicativos na nuvem podem reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono em 30 por cento ou mais em comparação com a execução desses mesmos aplicativos em sua própria infraestrutura de TI."

Os benefícios são ampliados ainda mais quando falamos sobre empresas com menos de 100 funcionários.

Os locais de estudo quatro fatores principais responsáveis por esta redução de energia:

• Provisionamento dinâmico: Reduz o desperdício de recursos de computação por meio de uma melhor correspondência da capacidade do servidor com a demanda real.
  • Multilocação: Isso significa que todos os usuários acessam a mesma infraestrutura de software e hardware, minimizando o desperdício de recursos.
  • Utilização do servidor: Servidores operacionais com taxas de utilização mais altas.
  • Eficiência do data center: utilizando projetos de infraestrutura de data center avançados que reduzem a perda de energia por meio de resfriamento, condicionamento de energia, etc.

O estudo

Os pesquisadores conduziram o estudo comparando o consumo de energia das versões em nuvem do Microsoft Sharepoint, Exchange e Dynamics CRM versus as versões locais do mesmo software.

Medir o consumo total de energia de aplicativos em nuvem foi difícil, pois os pesquisadores tiveram que levar em consideração o consumo de energia do data center, mas a equipe fez uma abordagem abrangente e suas descobertas parecem ser muito precisas.

O que isto significa

Mudar para a nuvem não elimina de forma alguma a pegada de carbono da tecnologia, mas a reduzirá drasticamente. Além disso, as principais operadoras de data center estão envidando esforços para construir data centers mais sustentáveis e eficientes que contribuirão para o crescimento sustentável da computação em nuvem.