SaaS como o novo paradigma

Maio 10, 2010

SaaS como o novo paradigma

Amanhã em Nova York, a Microsoft lançará sua última edição do Office 2010 Web Apps que, em minha opinião, marcará a aceitação total da Microsoft do SaaS modelo de entrega de software. Além disso, o desenvolvimento de aplicativos da Web da Microsoft para a vaca leiteira que é o MS Office, muda oficialmente o padrão do software legado para o SaaS.

In an interview with USA Today, Marc Benioff, the CEO of Salesforce.com said, "We're entering an entirely new paradigm." This new paradigm is one where businesses and consumers alike are no longer bound to physical locations or forced to use complex technology to manage networks and files but freed to move about freely in the clouds. About this paradigm shift, ECM chief executive Joe Tucci said, "We're now going through what I believe is pretty much going to be the biggest wave in the history of information technology.''

O turno

Essa mudança de tecnologia, iniciada pela Salesforce (que comercializou SaaS), Google (que trouxe SaaS para o consumidor) e Facebook (que fez do SaaS um estilo de vida), entre outros, foi batizada pela aceitação total pela Microsoft. Steve Ballmer da Microsoft disse: "Esta é a aposta para a empresa, [e] para a nuvem, estamos todos dentro."

Embora a Microsoft tenha ficado para trás no mercado de SaaS e nuvem ao longo dos anos, será interessante ver como sua entrada em aplicativos da web afetará outros produtos; Os aplicativos da Web do Office marcarão o começo do fim para o surgimento do Google Docs? Ou vai cair como outro Zune: uma tentativa fracassada de alcançar seu concorrente? As empresas irão atualizar rapidamente seu Office Suite para 2010? Ou vai aproveitar esse tempo para procurar outras alternativas? Embora as respostas a essas perguntas ainda devam ser vistas, eu pessoalmente acredito que há muito excesso de capacidade neste mercado em crescimento e que um grande número de empresas obterá sua fatia do bolo; no entanto, os provedores de SaaS não são os verdadeiros vencedores nesse movimento. O verdadeiro vencedor é o consumidor, o gerente de TI, o proprietário de uma pequena empresa e o funcionário típico de uma grande empresa.

Quem se beneficia?

Consumidor - TO consumidor não é apenas um vencedor, mas o consumidor é aquele que deu início ao movimento SaaS / Cloud com a adoção de aplicativos da web como Facebook, Twitter, Gmail e Skype que não são apenas serviços agradáveis e divertidos, mas se tornaram modos de vida para milhões de pessoas.

Gerente de TI - Os gerentes de TI não precisam mais lidar com o incômodo do software legado, pois a manutenção e a conservação serão feitas pelo provedor. O gerente de TI agora pode se concentrar em atender às pessoas na organização e certificar-se de que o software está sendo otimizado dentro da organização.

Pequeno empresário - Devido à escalabilidade e ao modelo de pagamento conforme o uso seguido pelo SaaS, o proprietário de uma pequena empresa pode nivelar o campo de jogo usando a mesma tecnologia que as grandes empresas usam. Com o NetDocuments, por exemplo, um 3 escritório de advocacia de advogados usa exatamente o mesmo produto, do mesmo código que os advogados de um escritório internacional com milhares de advogados usam.

O empregado - Não seria bom se os benefícios que nós, como indivíduos, obtemos em nossa vida pessoal com as ofertas de SaaS estivessem disponíveis no local de trabalho? Esse sonho agora é uma realidade para milhões de trabalhadores que agora interagem com outros funcionários, colaboram e compartilham documentos e atendem clientes não apenas de dentro da rede ou através de alguma conexão remota confusa, mas de qualquer lugar do mundo usando aplicativos inovadores baseados na web como Salesforce, NetDocuments, Advologix, Google Apps, Office Web Apps, etc

O Novo Paradigma

O paradigma SaaS permite que advogados, consultores de investimento, contadores, etc, a liberdade de não apenas trabalhar de qualquer lugar, mas permite que eles colaborem em casos, relatórios e contratos de forma integrada e eficiente sem a necessidade de FedEx, pin drives ou uma confusão confusa de vários e-mails anexos. Também permite que eles acessem um mercado como Do Google ou Salesforce's e encontre todas as ferramentas necessárias para seus negócios em um só lugar.

SaaS amadureceu, e o estágio em que o pessoal de TI e os negócios podiam sentar e observar o desenvolvimento do mercado passou, aqueles que ainda estão nesse modo estão sendo deixados para trás, agora é hora de aceitar uma mudança de paradigmas e abraçar a nuvem como o padrão .