Plataformas de desenvolvimento baseadas em SaaS: existe algum valor de mercado?

Abril 12, 2007

Plataformas de desenvolvimento baseadas em SaaS: existe algum valor de mercado?

Salesforce.com tem AppExchange, NetSuite tem Suiteflex e WebEx tem WebExConnect. Lembro-me de ler algo recentemente que se referiu a essa tendência como SaaS 2.0, em que fornecedores de SaaS estendem seus aplicativos de software como serviço a fornecedores de software de terceiros e desenvolvedores internos de clientes, provando que a personalização é possível com hospedagem aplicativos. É realmente muito diferente dos bons velhos tempos, quando a Novell estendeu sua rede com NLMs para incentivar os fornecedores a escrever aplicativos para o NetWare, o que ajudou a Novell a solidificar seu posicionamento no mercado?

Lembro-me de ter trabalhado na Novell durante um momento decisivo para a empresa, quando a Microsoft NT estava ameaçando aquele mercado e a Novell abandonou essa posição, apesar da resistência de sua própria equipe de vendas. E todos vocês se lembram da tendência quente em meados dos anos 90 de aplicativos GroupWare liderados pelo Lotus Notes com Novell GroupWise entrando na mistura? Tudo se resumia a agrupar um pacote de aplicativos em uma IU comum e, em seguida, permitir que terceiros se integrassem a ele. Isso chamou a atenção do mercado na época, mas eles tiveram sucesso?

O gerenciamento de documentos foi, de muitas maneiras, considerado um aplicativo de middleware no qual muitos fornecedores também escreveram integrações para ele. Naquela época, muitos fornecedores escreviam para nosso aplicativo SoftSolutions. Esses aplicativos de groupware e integrações de gerenciamento de documentos forneceram verdadeiro valor ao cliente e estamos simplesmente experimentando uma maturidade no mundo SaaS, pois ele segue a mesma evolução? Afinal, o SaaS está provando que está se tornando o futuro do software? Para onde está indo e há realmente valor para o cliente ou simplesmente uma jogada de mercado?

É muito interessante ver Salesforce.com e NetSuite tentando fazer o mesmo. Tenho que admitir que rapidamente fiquei curioso com a estratégia da Salesforce.com e seu compromisso com seu canal de fornecedores terceirizados, pois eles recrutaram parceiros agressivamente para seu programa AppExchange. Entramos na onda e tivemos relativo sucesso ao oferecermos soluções para nossos clientes conjuntos.

A salesforce.com vem construindo um grande programa de parceiros, mas, ao mesmo tempo, está claramente tentando dominar o mundo estendendo sua própria funcionalidade, o que no final cria um conflito de parceiros de canal. Um exemplo disso é o anúncio deles esta semana sobre a compra de uma pequena start up de gerenciamento de documentos chamada Koral, apesar da parceria entusiasta com a NetDocuments e outros serviços de gerenciamento de documentos listados em seu programa App Exchange.

Como o falecido Ray Noorda cunhou a palavra competição, é esta a postura que empresas como a NetDocuments devem adotar para trabalhar com a Salesforce.com como seus parceiros leais e agora talvez como concorrentes? Afinal, a Salesforce.com ajudou a solidificar e chamar a atenção para o mercado de SaaS. Mas essas decisões realmente enfraquecem o programa de parceria e as relações com o mercado? Eles se importam? Quais devem ser os segredos para uma plataforma de desenvolvimento bem-sucedida que permite que fornecedores terceirizados e, mais importante, nossos clientes conjuntos, realmente aproveitem e aproveitem as virtudes do SaaS?

Quais são seus pensamentos? Durante os próximos dias, compartilharei nossa perspectiva do NetDocuments em relação a uma plataforma de desenvolvimento de serviços de documentos e como nossa estratégia se encaixa nessa tendência 2.0 de SaaS.