Mídia social e novas tecnologias para advogados: perguntas e respostas com Donna Seyle

Setembro 7, 2010

Donna Seyle é advogado e consultor que auxilia pequenas empresas e advogados autônomos com estratégias inovadoras de prática jurídica. Ela se estabeleceu como uma líder de pensamento na área e teve a gentileza de discutir esses tópicos esta semana para o blog NetDocuments.

P: Obrigado por se juntar a mim, Donna. Em primeiro lugar, você pode me falar um pouco sobre o que você faz?

R: Meu negócio, Estratégia de advocacia, trata da evolução da profissão jurídica resultante da tecnologia e da recessão. Dada a natureza do mercado de trabalho para advogados, desenvolvi uma estratégia que permite que solos e pequenas firmas boutique construam práticas de sucesso baseadas nos princípios de contenção de custos e gerenciamento de projetos, e no uso integrado de marketing de conteúdo, tecnologia e preços fixos. Trabalho com advogados, individualmente e em grupo, ajudando-os a desenvolver uma mentalidade pró-ativa, entender os princípios da estratégia e usar as ferramentas para iniciar ou redesenhar sua prática.

P: Você mencionou que ajuda os advogados com tecnologia, então como as novas tecnologias estão mudando a maneira como os advogados trabalham?

R: A tecnologia está revolucionando a profissão. O uso de plataformas virtuais de prática jurídica tem vantagens significativas que permitem que os advogados ofereçam seus serviços a consumidores que, de outra forma, não teriam condições de contratar um advogado ou de se ausentar do trabalho para se encontrarem pessoalmente com os advogados. Por serem tão econômicos, eles também permitem que os advogados se sintam mais confortáveis oferecendo preços fixos, o que essencialmente transfere o risco do custo do cliente para o advogado. O uso da tecnologia cria eficiência e estende o alcance da disponibilidade de serviços jurídicos a tantas pessoas que, de outra forma, estariam inacessíveis. Mas também cria preocupações de segurança e considerações éticas que precisam ser abordadas. Atualmente, diversos bares estaduais emitem pareceres, e o Seção de Gestão de Práticas Jurídicas da ABA está tentando lidar com esses problemas, principalmente por meio do Força-Tarefa eLawyering. O uso da tecnologia é tão significativo que nos obrigou a redefinir o que significa exercer a advocacia, talvez criando divisões entre o que Jordan Furlong chama "serviços jurídicos" e "serviços de advogados".

Informações muito perspicazes. Na NetDocuments, criamos integrações com outras soluções legais de SaaS, como AdvologixPM para oferecer aos advogados uma plataforma de prática jurídica integrada e com todos os recursos.

P: Ao falar sobre computação em nuvem e SaaS, como isso nivelou o campo de atuação de tecnologia entre grandes e pequenos escritórios de advocacia?

R: As plataformas Saas / em nuvem foram projetadas para solos e pequenas empresas para fornecer uma maneira econômica de oferecer os recursos e a conveniência da tecnologia que antes só podiam ser garantidos por grandes leis com grandes departamentos de TI. Por exemplo, a recessão obrigou as empresas, grandes e pequenas, a conter seus custos, e os departamentos jurídicos não são exceção. Para fazer isso, o advogado interno tem exigido que o advogado externo reduza suas taxas por hora ou institua preços fixos ou outros termos. Se um advogado externo se recusar a fazê-lo, haverá casos em que alguns advogados dessas empresas saem e abrem sua própria butique, levam os clientes insatisfeitos com eles e concordam com diferentes arranjos de cobrança. Por causa das plataformas em nuvem que agora existem, eles podem oferecer o mesmo nível de serviço.

Definitivamente, trabalhei com vários advogados que se desligaram de grandes empresas e usam a tecnologia SaaS para gerenciar com eficiência sua prática.

P: Quais são as tecnologias mais críticas necessárias para iniciar um novo escritório de advocacia?

R: As tecnologias mais críticas necessárias são comunicação, gerenciamento de casos e armazenamento de documentos, embora eu pessoalmente prefira pacotes abrangentes que fazem tudo em um só lugar. Mas talvez uma questão mais importante não seja o que a tecnologia faz, mas como funciona. Software [tradicional] é uma grande perda de tempo e dinheiro e, na minha opinião, levanta mais questões de segurança do que aplicativos em nuvem. Também não aborda o problema de comunicação, uma vez que todos se comunicam por e-mail (ou alguma versão dele). E se você está falando sobre Saas, as questões mais críticas estão relacionadas à segurança e privacidade. Não importa que tipo de programa ou aplicativo você decida, você deve fazer a devida diligência do fornecedor para garantir que eles forneçam o mais alto nível de segurança disponível, tanto tecnológica quanto física.

P: Você parece ser muito ativo na cena da mídia social. Que conselho você daria a um advogado que está debatendo os méritos das mídias sociais?

R: Acho que depende do seu campo de jogo. Eu moro em uma pequena cidade praiana da Califórnia, onde mais da metade dos advogados não usa mídia social de nenhum tipo e eles têm um enorme sucesso. E isso é porque eles se estabeleceram em uma comunidade muito pequena, onde foram capazes de colocar o pé na porta antes que ela se fechasse alguns anos atrás, e eles gostam de jogar em uma pequena arena. Para eles, a mídia social é desnecessária e provavelmente não vale seu tempo. Por outro lado, se você está apenas começando ou gosta de estar na vanguarda da profissão, participar das redes sociais é absolutamente necessário. Você apenas tem que fazer isso. É simplesmente o estado de interação dos nossos tempos, é onde tudo está acontecendo e onde você fica sabendo. Mas você precisa usar sua cabeça. Finja que você é uma criança e sua mãe está ouvindo ou lendo tudo o que você diz ou escreve online. E não só você, mas tudo que seus amigos dizem e fazem. Antes de me tornar profissionalmente ativo nas redes sociais, estava no Facebook com o perfil padrão. Então, eu queria adicionar uma página comercial e percebi que você não poderia separar sua página comercial de seu perfil. Como não queria que minhas conexões profissionais tivessem acesso à minha página pessoal, fechei essa conta e abri uma nova com apenas conexões profissionais. Algumas pessoas ficaram ofendidas, mas eu fiz o que achei necessário para me assegurar contra o surgimento de qualquer coisa que não fosse apropriada ou útil.

P: Qual é a sua rede social favorita e por quê?

R: Twitter, mãos para baixo. Mas é uma escolha pessoal. O Twitter é onde comecei a interagir online, onde conheci (online e offline) algumas das melhores pessoas que conheço, onde faço muitas pesquisas e consigo quase todas as minhas informações, onde me envolvo em conversas fantásticas (ou organizo um tempo para colocá-lo offline). Às vezes, fico fora do Twitter porque preciso me concentrar apenas em fazer o trabalho. Depois de alguns dias, sinto-me totalmente desprovido e preciso voltar apenas para me atualizar e participar.

Posso garantir isso pessoalmente, pois conheci Donna via Twitter, onde ela pode ser encontrada em @DonnaSeyle.

Gostaria de agradecer a Donna pelas informações valiosas e informativas. Para obter mais informações sobre o que ela faz ou para continuar a discussão, você pode entrar em contato com ela no Twitter ou visitar seu site em www.lawpracticestrategy.com.